terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ê, televisão!

    Vi um programa no Multishow há pouco, o nome é Todo Mundo e falava sobre ser brasileiro em Londres e no Rio de Janeiro, mas o RJ foi minimizado à Ipanema e os cariocas a jornalistas que moram ora próximo às praias, ora em Londres ou outras partes da Europa. Enfim, eles não sabem o que é o Rio de Janeiro. Uma das jornalistas, que morou 7 anos em Londres, falou: "Em Londres, aprendi muita coisa. Lá que aprendi a ser eu mesma, a respeitar as diferenças e que sem amigos não sou nada". Olha, se você precisou mudar de continente pra aprender isso, você não está muito bem. Além de que as diferenças aqui, acredito que gritam bem mais. Outra coisa que me chamou atenção na fala dela: "É, eu sinto saudade de umas coisas do Rio e por isso voltei. O Rio é acordar e mergulhar, tomar água de côco...". Não esqueça que nesse mesmo Rio de Janeiro, existem pessoas que acordam mergulhadas em guerra de polícia e bandido e que o cocô muitas vezes vêm por caminhões em péssimo estado onde homens devem carregar aquilo sem ganhar nada. Você pode acordar e fazer isso tudo, mas por ter um maior status social. Muitos acordam às 5h da manhã e devem se preparar não para o mar de águas, mas para um mar de gente que briga por lugar em ônibus, trens e metrôs.

    Londres, os brasileiros que vocês conhecem não são brasileiros!

Por Leonardo Muniz.

2 comentários:

  1. Me desculpe, mas discordo de sua crítica. Você assistiu a um episódio apenas (o último, de um total de quatro) e tirou conclusões precipitadas. A série (ótima, por sinal!) foi toda sobre Londres. Nela, mostrou-se o quotidiano de brasileiros que moram lá; suas impressões, hábitos, romances, dificuldades de adaptação...O episódio que você erroneamente interpretou versava sobre saudade, dos que ainda moram lá e dos que já moraram e voltaram para o Brasil (como era uma série intimista, a apresentadora resolveu entrevistar dois amigos seus que fizeram o caminho de volta). Quanto às discussões de cunho social... já temos vários programas que mostram essa outra realidade (no próprio Multishow existem alguns) e esse tipo de alusão não se adequava ao contexto desse programa especificamente (embora ele tenha mostrado também brasileiros de origem humilde que foram para Londres tentar a sorte). Outra coisa, o Rio de Janeiro também tem seu lado idílico e belo (principalmente para uma pessoa que morou anos fora do país e agora regressa) por que não mostrá-lo?

    ResponderExcluir
  2. A crítica não foi ao programa, mas sim aos cariocas que vêem o Rio apenas como sol e mar. Não falei do Todo Mundo, ele só serviu de ponto de partida pra minha linha de raciocínio, a qual você não soube interpretar, eu acho. Pois, outra coisa que você critica é sobre mostrar as coisas belas e em momento algum eu disse que não se deve mostrar.
    Atente-se às falas que marquei e critiquei e perceba se realmente estou equivocado.
    Grato.

    ResponderExcluir